LINHA DE TRATORES

Tipos de tratores: conheça os principais e suas funções.

A invenção e aplicação do trator na agricultura representou um importante passo na revolução tecnológica agrícola, permitindo mais agilidade e produção em larga escala de alimentos. Antes de sua invenção, a força de trabalho humana e tração animal eram as principais ferramentas agrícolas. Atualmente, a tecnologia de máquinas pesadas já evolui ao ponto de representar conforto e segurança para seus operadores. Mas você sabe onde tudo começou? Conheça a história da máquina e suas principais aplicações na atualidade.

Aplicações dos tratores

Os tratores são utilizados para executar atividades como:
  • Transporte de carga por meio de reboque;
  • Acionamento de máquinas estacionárias;
  • Acionamento e tração de máquinas móveis;
  • Tração de implementos (3 pontos, arrasto, frontais ou laterais);
  • Entre outras.

Tipos de tratores

O trator é o tipo de máquina pesada que conta com um robusto chassi e um motor extremamente potente. Ele ainda pode ser encontrado em diferentes modelos, para diversas aplicações. Em geral, os tratores apresentam uma série de configurações e ajustes, adotados como padrão de fábrica, para que se adaptem ao maior número de operações e aplicações possíveis. Veja agora os tipos de tratores existentes e suas diferentes características:

Meio de locomoção

O trator pode ser encontrado em duas diferentes configurações de locomoção: pneus ou esteira. O primeiro é indicado para solos que estejam bem compactados, enquanto o segundo tem a capacidade de trabalhar com segurança em pisos arenosos ou com pouca aderência.

Trator de pneu 2 RM 

É uma das máquinas mais utilizadas na produção agrícola brasileira. O trator 2 RM conta com duas rodas motrizes. Assim, é caracterizado por possuir duas rodas traseiras grandes e as duas dianteiras menores. Essa configuração é importante para concentrar a maior parte do peso da máquina em sua parte traseira. Sendo assim, a função dianteira é cuidar do direcionamento do trator. Enquanto isso, a parte traseira é a responsável por fazer seu impulsionamento e locomoção.

Trator de pneu 4 RM

Já o trator com 4 rodas motrizes tem um desempenho e potência bem elevados quando comparado com o 2 RM. Além de ter um maior coeficiente de aderência, ele ainda consegue desenvolver a mesma força de tração com cerca de 35% a menos  de massa.

História do trator

  • Em 1784, William Murdock construiu um primeiro modelo de motor a vapor em alta pressão;
  • Há relatos do século XIX de tentativas de utilizar um motor a vapor para mover um arado;
  • Em 1850 já havia comercialização de motores a vapor estacionários e portáteis;
Já no final do século XIX esse veículo a vapor passou a disputar o mercado agrícola com a tração animal.Até que em 1876, Nikolaus August Otto, registrou a patente do motor a combustão interna, o mesmo chegou à agricultura em 1890. Mas, foi em 1906 que essas máquinas passaram a se chamar trator, quando um dos fabricantes da tecnologia publicou panfletos com a divulgação desse termo, que acabou se consolidando. O nome teve adesão por ser autoexplicativo, já que o trator é uma máquina de tracionar.Desde o século XX o trator ganhou novos acessórios, para desempenhar ainda outras funções. Para isso, as evoluções tecnológicas foram inúmeras, até chegar ao moderno sistema de rodagem, cabine confortável para o operador, evolução de potência, barra de tração, TDP, engate de três pontos com levante hidráulico, entre tantos outros aspectos.

Mercado de trator no Brasil

Com o Plano Nacional da Indústria de Tratores Agrícolas, em 1959, o Brasil começou a sua fabricação de tratores. Antes disso, as máquinas utilizadas no país eram importadas, e a frota nacional contava com cerca de 60 mil unidades. Com o incentivo governamental, o número cresceu para 800 mil tratores. Mas, nem sempre o crescimento foi tão próspero, levando em consideração os longos períodos de crise e também devido ao crescimento do manuseio por semeadura direta.

TRABALHAMOS COM DIVERSAS LINHAS DE REPOSIÇÃO PARA TRATORES